Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

Fundo Casa: Enfrentamento à Covid-19

Edital: I Convocatória de Projetos 2021
Data limite: 28 de fevereiro de 2021

Fundo Casa lança Chamada para apoiar grupos de base comunitária no enfrentamento à Covid-19 no Brasil. Com valor total de R$ 1,8 milhão, a Chamada irá priorizar comunidades tradicionais e iniciativas que fomentam a soberania alimentar, a geração de renda e o fortalecimento institucional.

Em sua primeira Chamada de Projetos de 2021, por meio do Programa Casa Fortalecendo Comunidades, o Fundo Casa Socioambiental convida comunidades de base comunitária de diferentes regiões do Brasil a apresentar projetos com o objetivo de enfrentar os efeitos causados pela pandemia, principalmente, os efeitos econômicos a médio e longo prazo. Os grupos prioritários desta chamada são comunidades, territórios e organizações que representem ou apoiem as comunidades indígenas, quilombolas, pesqueiras e ribeirinhas, camponesas, de agricultura familiar, e comunidades impactadas por barragens e mineração.

São 3 diferentes linhas de apoio. A primeira está voltada para ações que fomentam a soberania alimentar por meio do reforço a tradições culturais na produção de alimentos, agroecologia, garantia do direito básico à alimentação, agricultura de subsistência no campo e na cidade, entre outras ações. A segunda linha de apoio é focada em possibilitar a recuperação do impacto socioeconômico provocado pela pandemia e apoiará iniciativas que apresentarem propostas para a geração de renda por meio de atividades locais sustentáveis, soluções colaborativas e criativas para o empreendedorismo local e solidário, comunicação e tecnologia com envolvimento de jovens, entre outras.

Já a terceira linha de apoio se refere a iniciativas que fortalecerão institucionalmente organizações estratégicas nos territórios, como a aquisição de equipamentos para o trabalho à distância, estruturas de comunicação, potencialização das equipes de trabalho, entre outras iniciativas. É importante notar que cada linha de apoio está restrita a diferentes estados do Brasil.

Confira os detalhes clicando aqui.


Conteúdo relacionado: Oportunidades

QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • Fundação Grupo Boticário e a FAPEG

    Edital: Chamada para a Conservação do Cerrado
    INSCRIÇÕES ATÉ: 04/10/2021

    A Fundação Grupo Boticário e a FAPEG unirão forças para promover a Chamada para a Conservação do Cerrado.

    Saiba mais »

  • 31º PPP-ECOS: TIs na Amazônia Oriental

    Edital: 31º PPP-ECOS
    INSCRIÇÕES ATÉ 30/09/2021

    O 31º Edital do Fundo PPP-ECOS – “Gestão Ambiental e Territorial Integrada de Terras Indígenas na Amazônia Oriental” visa apoiar iniciativas de fortalecimento da gestão ambiental e territorial de Terras Indígenas (TIs) do Maranhão e Norte do Tocantins, bem como a proteção dos seus entornos garantindo o bem-viver indígena e a conservação da biodiversidade.

    Saiba mais »


  • *Veja mais oportunidades
  • Visite também:

  • Parceiros
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza - email: instituto@ispn.org.br. » Acessar
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085