Fundo Casa: Enfrentamento à Covid-19
Edital: I Convocatória de Projetos 2021
Data limite: 28 de fevereiro de 2021
Fundo Casa lança Chamada para apoiar grupos de base comunitária no enfrentamento à Covid-19 no Brasil. Com valor total de R$ 1,8 milhão, a Chamada irá priorizar comunidades tradicionais e iniciativas que fomentam a soberania alimentar, a geração de renda e o fortalecimento institucional.
Em sua primeira Chamada de Projetos de 2021, por meio do Programa Casa Fortalecendo Comunidades, o Fundo Casa Socioambiental convida comunidades de base comunitária de diferentes regiões do Brasil a apresentar projetos com o objetivo de enfrentar os efeitos causados pela pandemia, principalmente, os efeitos econômicos a médio e longo prazo. Os grupos prioritários desta chamada são comunidades, territórios e organizações que representem ou apoiem as comunidades indígenas, quilombolas, pesqueiras e ribeirinhas, camponesas, de agricultura familiar, e comunidades impactadas por barragens e mineração.
São 3 diferentes linhas de apoio. A primeira está voltada para ações que fomentam a soberania alimentar por meio do reforço a tradições culturais na produção de alimentos, agroecologia, garantia do direito básico à alimentação, agricultura de subsistência no campo e na cidade, entre outras ações. A segunda linha de apoio é focada em possibilitar a recuperação do impacto socioeconômico provocado pela pandemia e apoiará iniciativas que apresentarem propostas para a geração de renda por meio de atividades locais sustentáveis, soluções colaborativas e criativas para o empreendedorismo local e solidário, comunicação e tecnologia com envolvimento de jovens, entre outras.
Já a terceira linha de apoio se refere a iniciativas que fortalecerão institucionalmente organizações estratégicas nos territórios, como a aquisição de equipamentos para o trabalho à distância, estruturas de comunicação, potencialização das equipes de trabalho, entre outras iniciativas. É importante notar que cada linha de apoio está restrita a diferentes estados do Brasil.
Confira os detalhes clicando aqui.