Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

Análise de riscos

Perguntas-chave:

O que pode dar errado na execução do projeto?

O que pode ser feito para reduzir os riscos?

O que será feito caso algo não funcione como previsto?

Algumas chamadas apresentam um item chamado análise de riscos. Neste local, devem ser descritos os riscos, ou seja, os acontecimentos que podem comprometer o bom andamento do projeto, buscando identificar seu IMPACTO (se ocorrer, afeta muito ou pouco o projeto) e sua PROBABILIDADE (se é bem provável ou pouco provável acontecer). Em geral, junto com os riscos são apresentadas estratégias para minimizá-los, que inclusive já podem fazer parte do plano de trabalho do projeto.

Veja um exemplo:

“Alguns riscos podem comprometer a recuperação da nascente prevista no projeto. O principal deles é relacionado à sobrevivência das mudas que serão plantadas, para tanto, está previsto o monitoramento das mudas durante dois anos após o plantio, com reposição de até 30% das mudas, além de coroamento das mudas, cobertura do solo e manejo de pragas, caso necessário. Outro fator de risco refere-se ao maquinário prometido pela prefeitura para a abertura das covas para o plantio. Para garantir que seja de fato disponibilizado, foi feito um acordo de parceria, formalizado por documento (que se encontra em anexo na proposta). Além desses, há o risco de pisoteio das áreas em recuperação pelo gado, neste sentido, até que possamos cerca-la, será colocada uma placa no acesso da nascente com orientações e os moradores serão orientados a não levar o gado para a área.”

A análise de riscos pode ser feita com base no seguinte pensamento:

Análise de riscos
(clique na imagem para ampliar)

Muitas vezes, quem elabora a proposta acha que dizer que o projeto não tem riscos demonstra que o projeto é bom. No entanto, isso é um engano, pois pode demonstrar certa fragilidade, já que não há clareza sobre as ameaças que o projeto pode sofrer, sem condições de prevenção ou estratégia para superá-las.


Veja também:


QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • Black STEM – 2025

    Fundo Baobá para Equidade Racial

    O edital Black STEM, lançado pelo Fundo Baobá para Equidade Racial, visa conceder bolsas de estudo, apoio ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais e profissionais, mentorias, conexão com lideranças negras e acompanhamento psicológico para estudantes negros que tenham sido aceitos em universidades estrangeiras em 2025  nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

    O valor da bolsa é de até R$ 35.000.

    A data limite para inscrição no edital é até o dia 30 de abril de 2025.

    Os doadores e apoiadores deste edital incluem o B3 Social e a BRASA.

    Região: todo o Brasil

    Inscrições até: 30/04/2025

    Edital: Black STEAM

  • Fundos Regenerativos – Nossa Cidade

    Associação Nossa Cidade

    Os Fundos Regenerativos, lançados pela Associação Nossa Cidade, tem como objetivo viabilizar ações para a regeneração de Brumadinho, Paraopeba, Belo Horizonte, Lagoa Santana, entre outras.

    As propostas devem se alinhar às linhas temáticas de reconexão (com a natureza, comunidade e consigo mesmo), resiliência, resistência (a qualquer forma de ameaça à vida), regeneração (do pensamento humano, das relações e da natureza), entre outras.

    O valor máximo de apoio é de R$ 3.000 por projeto.

    As inscrições estão abertas de forma contínua.

    Região: municípios de Brumadinho, Paraopeba , Belo Horizonte, Lagoa Santana, entre outros. Para mais informações acesse o site.

    Inscrições: contínuas

    Edital: Fundos Regenerativos


  • *Veja mais oportunidades
  • Visite também:

  • Parceiros
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza - email: instituto@ispn.org.br. » Acessar                            
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
Poltica de Privacidade | Poltica de Cookies v2