Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

Anexos

Fique atento aos anexos que, porventura, forem solicitados no edital. Caso não consiga algum documento solicitado, sugerimos que entre em contato com a entidade financiadora e pergunte se há problemas em enviar a proposta assim mesmo. Alguns financiadores nem leem a proposta caso faltem documentos.

Muitas organizações aproveitam esta parte de anexos para colocar tudo que a organização já fez, muitos documentos, mapas, croquis, fotos etc. Cuidado, pois dessa maneira, pode ficar exagerado e fazer com que os avaliadores percam muito tempo lendo coisas desnecessárias. Portanto, seja sensato ao pensar nos materiais que serão anexados.

Caso o documento não seja uma exigência do edital, lembre-se de mencionar no corpo do projeto que há um anexo relacionado, que comprove ou ilustre determinada informação.

Por exemplo, sua organização pode apresentar uma tecnologia inovadora e que por meio do projeto pretende ampliar a toda comunidade. Neste caso, podem ser anexados desenhos com o esquema de como funciona e algumas fotos. Lembrando que, se for incluir fotos, pense também com cuidado quais realmente fazem sentido serem incluídas, aquelas que ficaram mais bonitas e as que podem mostrar melhor o que se quer. De preferência inclua legendas contendo a descrição da foto e a data em que foi tirada.

Alguns financiadores têm um interesse especial em projetos que sejam elaborados e realizados de maneira participativa. Neste caso, lembre-se de anexar materiais que permitam ao avaliador perceber que o projeto é realmente fruto de um processo coletivo, como atas de reunião, fotos e resultados de diagnóstico e/ou de planejamento.


Veja também:


QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • Acelen Incentiva

    Acelen

    O edital Acelen Incentiva, lançado pela Acelen, tem como objetivo apoiar ações alinhadas com as estratégias de ESG e de Comunicação da empresa, contribuindo para a melhoria do meio ambiente e do futuro das comunidades.

    As propostas devem abordar temas como conservação da água, educação, segurança alimentar e promoção do setor de atuação da empresa.

    O edital possui abrangência em todo o estado da Bahia, com prioridade para projetos nas comunidades do entorno da Refinaria de Mataripe.

    Não há valores especificados.

    As inscrições estão abertas de forma contínua.

    Região: todo o estado da Bahia, com prioridade para projetos nas comunidades do entorno da Refinaria de Mataripe

    Inscrições: contínuas

    Edital: Acelen Incentiva

  • Educação Para o Bem Viver – Apoio às comunidades indígenas pela equidade na educação

    Fundo Casa Socioambiental

    O edital Educação Para o Bem Viver – Apoio às comunidades indígenas pela equidade na educação, lançado pelo Fundo Casa Socioambiental, tem como objetivo fomentar ações lideradas por organizações indígenas comunitárias, fortalecendo a resiliência dos povos indígenas e promovendo respostas comunitárias para combater a desigualdade e o racismo na educação.

    As propostas devem abordar temas como fortalecimento da autonomia e gestão escolar, valorização de saberes e línguas indígenas, educação intercultural e contextualizada, promoção da equidade, participação comunitária e advocacy.

    O edital disponibiliza um total de R$ 1.000.000, com um valor máximo de apoio de R$ 50.000 por projeto.

    A abrangência dessa chamada é nacional.

    As inscrições vão até 27 de março de 2025.

    Região: todo o Brasil

    Inscrições até: 27/03/2025

    Edital: Educação Para o Bem Viver – Apoio às comunidades indígenas pela equidade na educação


  • *Veja mais oportunidades
  • Visite também:

  • Parceiros
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza - email: instituto@ispn.org.br. » Acessar                            
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
Poltica de Privacidade | Poltica de Cookies v2