Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

Anexos

Fique atento aos anexos que, porventura, forem solicitados no edital. Caso não consiga algum documento solicitado, sugerimos que entre em contato com a entidade financiadora e pergunte se há problemas em enviar a proposta assim mesmo. Alguns financiadores nem leem a proposta caso faltem documentos.

Muitas organizações aproveitam esta parte de anexos para colocar tudo que a organização já fez, muitos documentos, mapas, croquis, fotos etc. Cuidado, pois dessa maneira, pode ficar exagerado e fazer com que os avaliadores percam muito tempo lendo coisas desnecessárias. Portanto, seja sensato ao pensar nos materiais que serão anexados.

Caso o documento não seja uma exigência do edital, lembre-se de mencionar no corpo do projeto que há um anexo relacionado, que comprove ou ilustre determinada informação.

Por exemplo, sua organização pode apresentar uma tecnologia inovadora e que por meio do projeto pretende ampliar a toda comunidade. Neste caso, podem ser anexados desenhos com o esquema de como funciona e algumas fotos. Lembrando que, se for incluir fotos, pense também com cuidado quais realmente fazem sentido serem incluídas, aquelas que ficaram mais bonitas e as que podem mostrar melhor o que se quer. De preferência inclua legendas contendo a descrição da foto e a data em que foi tirada.

Alguns financiadores têm um interesse especial em projetos que sejam elaborados e realizados de maneira participativa. Neste caso, lembre-se de anexar materiais que permitam ao avaliador perceber que o projeto é realmente fruto de um processo coletivo, como atas de reunião, fotos e resultados de diagnóstico e/ou de planejamento.


Veja também:


QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • 31º PPP-ECOS: TIs na Amazônia Oriental

    Edital: 31º PPP-ECOS
    INSCRIÇÕES ATÉ 30/09/2021

    O 31º Edital do Fundo PPP-ECOS – “Gestão Ambiental e Territorial Integrada de Terras Indígenas na Amazônia Oriental” visa apoiar iniciativas de fortalecimento da gestão ambiental e territorial de Terras Indígenas (TIs) do Maranhão e Norte do Tocantins, bem como a proteção dos seus entornos garantindo o bem-viver indígena e a conservação da biodiversidade.

    Saiba mais »

  • FUNBIO – Amazônia e Cerrado

    Edital: Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO
    INSCRIÇÕES ATÉ 25/09/2021

    O FUNBIO convida organizações comunitárias que trabalhem com produtos da sociobiversidade a manifestarem interesse no apoio a iniciativas que contribuam para o fortalecimento de atividades produtivas sustentáveis nos biomas Amazônia e Cerrado.

    Saiba mais »


  • *Veja mais oportunidades
  • Visite também:

  • Parceiros
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza - email: instituto@ispn.org.br. » Acessar
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085