Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

Metodologia

Perguntas-chave:

Como as atividades serão realizadas, detalhadamente?

Quem irá se envolver?

A palavra “metodologia” significa, em poucas palavras, o caminho ou via para a realização de algo. Portanto, neste item deve ser descrito como o projeto será realizado para o cumprimento dos objetivos propostos.

Na metodologia devem ser apresentados todos os procedimentos a serem adotados no projeto, contendo um roteiro claro e detalhado das etapas necessárias e das respectivas atividades a serem executadas. Com uma metodologia bem feita, é possível perceber que a organização tem clareza do que deve ser realizado para uma boa execução do projeto. Neste item pode-se explicar como se dará a participação dos beneficiários e como os parceiros contribuirão para a execução das atividades.

Lembre-se que todas as atividades listadas no seu plano de trabalho deverão ser detalhadas na metodologia, bem como todos os custos relacionados devem constar no orçamento do projeto.

Na metodologia deve ser esmiuçado como cada atividade será realizada. Por exemplo, para fazer uma capacitação deve-se prever uma estratégia de mobilização dos participantes, elaboração do conteúdo dos cursos, equipe dos formadores, local a ser realizada, sistematização dos relatórios etc. Para construir uma agroindústria deve-se buscar orientação de um profissional da área de alimentos, levantar informações do terreno e elaborar a planta baixa, definir como e por quem será executada a obra, dentre outros aspectos.


Veja também:


QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • Projetos Incentivados 2024

    O edital “Projetos Incentivados 2024” foi lançado pelo Banco PAN com o objetivo de apoiar projetos sociais que promovam a cultura, educação, diversidade e inclusão em todo o Brasil. Os recursos para este apoio provêm de diversas legislações de incentivo, incluindo a Lei da Cultura (Rouanet), Lei do Esporte, Lei do Idoso, Lei da Criança e do Adolescente, Pronon e Pronas.

    O valor máximo de cada apoio varia conforme a legislação de incentivo aplicável a cada projeto.

    A abrangência geográfica do edital é nacional, permitindo que projetos de todas as regiões do país possam participar.

    A data limite para inscrição das propostas é 05 de julho de 2024.

    Região: todo o Brasil

    Inscrições até: 05/07/2024

    Edital: Projetos Incentivados 2024

  • Transformar 2024

    O edital “Transformar 2024” foi lançado pelo Instituto Unimed Vitória com o objetivo de apoiar projetos que promovam o desenvolvimento comunitário local, especificamente no eixo da educação.

    As linhas temáticas contempladas pelo edital incluem educação ambiental, educação profissionalizante e educação para a geração de trabalho e renda.

    O valor total disponível para o edital é de R$ 100.000, com um valor máximo de R$ 10.000 para cada projeto selecionado.

    A abrangência geográfica do edital inclui as cidades de Anchieta, Aracruz, Cariacica, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, entre outras.

    A Comprocard é o financiador deste edital.

    A data limite para inscrição de propostas é 07 de junho de 2024.

    Região: cidades do estado de Espiro Santo como, Anchieta, Aracruz, Cariacica, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, entre outras. Para mais informações acesse o edital.

    Inscrições até: 07/06/2024

    Edital: Transformar 2024


  • *Veja mais oportunidades
  • Visite também:

  • Parceiros
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza - email: instituto@ispn.org.br. » Acessar                            
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
Poltica de Privacidade | Poltica de Cookies