Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

Como fazer o diagnóstico

O propósito de um diagnóstico é que a comunidade e/ou equipe técnica conheçam e reflitam sobre a realidade de um lugar ou situação para poder transformá-la. Neste momento são identificadas as questões relevantes para as pessoas. Normalmente para projetos socioambientais são focados aspectos sociais, ambientais, econômicos e culturais. Também se levantam as ameaças e os desafios que a comunidade enfrenta, bem como oportunidades e os recursos já disponíveis.

A partir disso, pretende-se provocar uma reflexão na comunidade, em busca de alternativas para solucionar os principais problemas. Assim, as ações propostas serão contextualizadas, partindo da realidade e necessidades reais, e com participação de todos.

Saiba mais:



QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF

    Edital: Sustentabilidade Hídrica do Semiárido
    Data limite: 20/01/2020

    O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco abre chamamento aos interessados em serem contemplados com a contratação de projetos com foco na Sustentabilidade Hídrica do Semiárido. Saiba mais »

  • Instituto para el Desarrollo Rural de Sudamérica

    Edital: Concurso Anual para Jovens 2019
    Data limite: 20/12/2019

    O “Instituto para el Desarrollo Rural de Sudamérica” (IPDRS) lança seu edital com o propósito de incrementar a quantidade e qualidade da produção de conhecimento sobre desenvolvimento rural de base camponesa indígena na América do Sul. Este concurso pretende estimular a produção de conhecimento, reflexão, debates e propostas sobre o tema: “Mulheres rurais: inovando estratégias, transformando realidades”. Saiba mais »


  • *Veja mais oportunidades
  • Visite também:

  • Parceiros
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza - email: instituto@ispn.org.br. » Acessar
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085