Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

Sustentabilidade do projeto

Pergunta-chave:

O que precisa ser considerado durante a realização do projeto para que, após o seu término, haja continuidade das ações?

Quando você se deparar com este item, pense em como a sua comunidade ficará um ano após a execução do projeto e o que precisa ser feito para que as ações não acabem junto com o projeto. Pense se tudo o que for empreendido vai gerar melhorias duradouras. As pessoas continuarão envolvidas ou simplesmente ficará tudo abandonado? Não raro, aparece uma oportunidade de construir algo na comunidade, as pessoas resolvem fazer, mas como não estavam envolvidas com a ação, não dão continuidade e aí fica tudo abandonado, uma agroindústria vira ruína, um viveiro e uma horta comunitária viram um mato só e por aí vai.


Veja também:


QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • 31º PPP-ECOS: TIs na Amazônia Oriental

    Edital: 31º PPP-ECOS
    INSCRIÇÕES ATÉ 30/09/2021

    O 31º Edital do Fundo PPP-ECOS – “Gestão Ambiental e Territorial Integrada de Terras Indígenas na Amazônia Oriental” visa apoiar iniciativas de fortalecimento da gestão ambiental e territorial de Terras Indígenas (TIs) do Maranhão e Norte do Tocantins, bem como a proteção dos seus entornos garantindo o bem-viver indígena e a conservação da biodiversidade.

    Saiba mais »

  • FUNBIO – Amazônia e Cerrado

    Edital: Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO
    INSCRIÇÕES ATÉ 25/09/2021

    O FUNBIO convida organizações comunitárias que trabalhem com produtos da sociobiversidade a manifestarem interesse no apoio a iniciativas que contribuam para o fortalecimento de atividades produtivas sustentáveis nos biomas Amazônia e Cerrado.

    Saiba mais »


  • *Veja mais oportunidades
  • Visite também:

  • Parceiros
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza - email: instituto@ispn.org.br. » Acessar
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085