Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

Estrutura do projeto

Para conseguir apoio externo, em geral é preciso elaborar um documento que comunique o que se pretende. Como quem vai ler não necessariamente conhece a realidade, é muito importante explicitar a ideia de maneira sucinta e direta, e de forma que não seja cansativa e monótona. É preciso criatividade na elaboração de um projeto, pois pensar o futuro pressupõe imaginar a transformação e tudo o que será necessário para que essa mudança ocorra. Esse documento de apresentação do projeto a um agente financiador chama-se proposta.

A proposta é um documento que apresenta uma ação planejada, com objetivos claros e alcançáveis. Na proposta se apresentam as atividades que serão realizadas dentro de um espaço de tempo e com uma quantidade limitada de recursos (humanos, materiais e financeiros). Em geral, os apoiadores possuem roteiros ou formulários próprios para envio das propostas.

Normalmente a redação da proposta é feita por um grupo menor, mas que ao final deverá apresentar aos demais envolvidos para finalização da proposta, possibilitando que todos se sintam autores do projeto, principalmente na hora de executar as atividades e lograr bons resultados.

É importante, antes de tudo, ler as orientações ou o edital com muita atenção. O edital é o documento com as linhas gerais do financiamento, valor máximo, prazos e regras. O financiador quer apoiar ações relacionadas a alguma temática ou frente de atuação. Portanto, somente dê o passo adiante se a ideia de projeto estiver alinhada com o objetivo do edital.

Os elementos de um projeto, de maneira geral, são:


Materiais de referência:


QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • Visite também:

  • Parceiros
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza - email: instituto@ispn.org.br. » Acessar                            
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
Poltica de Privacidade | Poltica de Cookies