Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

Passos para elaboração de um projeto

Os passos para a elaboração de um projeto socioambiental que serão apresentados ao longo do site são:

1. DIAGNÓSTICO – Ter clareza do que quer transformar na realidade

Os problemas e as potencialidades devem ser definidos pela comunidade. Para isso, é recomendado que seja feito um diagnóstico participativo. Veja como fazer um Diagnóstico.

2. FINANCIAMENTO – Encontrar a(s) fonte(s) de recursos para o seu projeto

É preciso definir qual será a fonte de recurso que viabilizará o seu projeto. São muitas as fontes, que devem ser definidas de acordo com o perfil do projeto. Saiba mais sobre Fontes de Financiamento.

3. ELABORAÇÃO DE PROJETOS – Planejar e elaborar a proposta

Este é o momento de planejar o projeto, ou seja, de pensar todas as etapas, como serão realizadas, quem irá fazer o quê, em quanto tempo, quanto irá custar, quem poderá ajudar, dentre outras questões. É importante que todas as decisões sejam tomadas coletivamente. Saiba mais sobre a Estrutura de Projeto.

4. REVISÃO DO DOCUMENTO – E, finalmente, o envio

Antes de submeter sua proposta é importante tomar alguns cuidados como: revisar, conferir se seguiu todos os critérios estabelecidos pela chamada e se anexou todos os documentos solicitados. Veja o Check List de verificação antes de enviar seu projeto.


Veja também:


QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • IUCN

    Edital: Land Acquisition
    Data limite: 01/05/2020

    O programa da IUCN fornece fundos para aquisição (através de compra ou arrendamento) de terras onde a natureza está ameaçada, criação de reservas ecológicas para conectar habitats de espécies ameaçadas de extinção. Saiba mais »

  • FUNBIO

    Edital: Subprograma Agricultura Familiar 03/2020
    Data limite: 27/03/2020

    O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade visa apoiar agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e povos indígenas, por meio do fortalecimento das cadeias produtivas que valorizam a floresta em pé e cadeias ligadas à restauração florestal produtiva, bem como atuar na transformação de cadeias produtivas de maior impacto no desmatamento em cadeias de baixo carbono e com sustentabilidade ambiental. Saiba mais »


  • *Veja mais oportunidades
  • Visite também:

  • Parceiros
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza - email: instituto@ispn.org.br. » Acessar
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085