Contexto
Perguntas-chave:
Onde o projeto será realizado?
Qual o contexto socioambiental, cultural e econômico? E como este contexto afeta a comunidade? E os beneficiários?
Quais os principais problemas da região? E da comunidade?
Quais projetos já foram desenvolvidos para enfrentar esses problemas?
Existe política pública relacionada? Funciona?
O financiador geralmente não conhece sua região e nem sua realidade e não sabe sobre todas as questões e dificuldades que vocês enfrentam. Assim, o contexto deve ser como um “retrato” da realidade. Deve ser o suficiente para que o financiador perceba claramente a localidade, as questões ambientais, econômicas, sociais e culturais, que influem diretamente sobre a comunidade em que o projeto pretende atuar. É importante ficar claro quais problemas são enfrentados e como os beneficiários do projeto são impactados.
Aqui é muito importante apresentar o diagnóstico e algumas de suas conclusões que fundamentaram a escolha do desenho/foco do projeto. Citar estudos, levantamentos feitos na comunidade ou região, dados do IBGE, entre outras informações relevantes para o tema do projeto também ajuda a fundamentar sua análise.
Neste ponto, pode-se partir de uma visão mais macro, ou seja, do problema que chama atenção no estado, município ou distrito, e passar para uma visão focada no local.
Em muitos roteiros de elaboração de projetos podem ser anexados mapas, imagens ou fotografias, que possam ilustrar as informações. Lembre-se de mencionar no texto caso tenha incluído anexos.