Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

Financiamento coletivo (crowdfunding)

Atualmente uma ferramenta para captação de recursos que vem ganhando espaço é o financiamento coletivo, ou Crowdfunding. Este tipo de financiamento faz uso do ambiente virtual da internet para difundir uma ideia e angariar apoiadores para as diversas causas. Existem diversos sites especializados em financiamento coletivo, onde você poderá divulgar a sua ideia.

Como funciona o financiamento coletivo ou Crowdfunding?

Em geral, os sites de financiamento funcionam assim: primeiro, a causa deve ser bem definida: o que vai fazer, onde, quais o resultados e quanto custará. Faz-se um vídeo ou um texto bem explicativo respondendo a essas questões, com um pedido de apoio, geralmente colocando uma “recompensa” aos apoiadores. Alguns sites demandam uma aprovação antes que haja a divulgação da causa. Nessas páginas, é necessário colocar o valor pretendido e por quanto tempo a chamada ficará aberta. Caso não seja possível levantar o recurso até a data estipulada, o recurso é devolvido às pessoas que apoiaram.

Caso atinja a meta, lembre-se de dar a “recompensa” prometida aos apoiadores. Esta recompensa pode ser algo simples e pode variar conforme o valor apoiado, ou seja, quanto maior o valor, maior a recompensa. Por exemplo, pode ser um adesivo do projeto, algum produto gerado, a, entre outros. Use sua criatividade e reconheça aqueles que ajudaram a sua ideia e, se possível, apresente o andamento e os resultados do projeto para eles.

A plataforma de crowdfunding Benfeitoria criou o site Universidade do Financiamento Coletivo, onde dão dicas valiosas para você iniciar e atingir o sucesso na sua campanha de arrecadação. Estudar e aprender mais com quem já tem experiência, é com certeza um bom começo.

No Brasil os principais sites de financiamento coletivo são:


Veja também:


QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • Visite também:

  • Parceiros
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza - email: instituto@ispn.org.br. » Acessar                            
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
Poltica de Privacidade | Poltica de Cookies