Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

Estrutura do projeto

Para conseguir apoio externo, em geral é preciso elaborar um documento que comunique o que se pretende. Como quem vai ler não necessariamente conhece a realidade, é muito importante explicitar a ideia de maneira sucinta e direta, e de forma que não seja cansativa e monótona. É preciso criatividade na elaboração de um projeto, pois pensar o futuro pressupõe imaginar a transformação e tudo o que será necessário para que essa mudança ocorra. Esse documento de apresentação do projeto a um agente financiador chama-se proposta.

A proposta é um documento que apresenta uma ação planejada, com objetivos claros e alcançáveis. Na proposta se apresentam as atividades que serão realizadas dentro de um espaço de tempo e com uma quantidade limitada de recursos (humanos, materiais e financeiros). Em geral, os apoiadores possuem roteiros ou formulários próprios para envio das propostas.

Normalmente a redação da proposta é feita por um grupo menor, mas que ao final deverá apresentar aos demais envolvidos para finalização da proposta, possibilitando que todos se sintam autores do projeto, principalmente na hora de executar as atividades e lograr bons resultados.

É importante, antes de tudo, ler as orientações ou o edital com muita atenção. O edital é o documento com as linhas gerais do financiamento, valor máximo, prazos e regras. O financiador quer apoiar ações relacionadas a alguma temática ou frente de atuação. Portanto, somente dê o passo adiante se a ideia de projeto estiver alinhada com o objetivo do edital.

Os elementos de um projeto, de maneira geral, são:


Materiais de referência:


QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • Chamada 2026 – Youth Climate Justice Fund (YCJF)

    Youth Climate Justice Fund

    O Youth Climate Justice Fund (YCJF) apoia grupos e coletivos liderados por jovens que atuam com justiça climática e socioambiental, por meio de um processo participativo de decisão. A chamada de 2026 busca fortalecer lideranças jovens, o poder comunitário e ações que promovam justiça climática de forma interseccional.

    As iniciativas devem estar alinhadas aos princípios de organização inclusiva, ação coletiva, não violência, não partidarismo e atuação legal, com foco em fortalecimento comunitário, incidência política e responsabilização de tomadores de decisão.

    O edital disponibiliza financiamento de até USD 20.000 para grupos locais e até USD 40.000 para grupos nacionais.

    A chamada tem abrangência internacional, contemplando América Latina e Caribe, África Subsaariana, Oriente Médio e Norte da África, Sul da Ásia, Leste Asiático e Pacífico, Europa e Ásia Central, e América do Norte (com prioridade para grupos de comunidades marginalizadas em países de alta renda).

    As inscrições podem ser realizadas em árabe, inglês, francês, hindi, português, espanhol ou suaíli.

    Região: Internacional

    Inscrição até: 01/03/2016

    Edital: Chamada 2026 – Youth Climate Justice Fund (YCJF)

  • Edital de Chamada Pública CAR/Projeto Bahia que Produz e Alimenta n° 004/2025 – Quilombos da Bahia

    Projeto Bahia que Produz e Alimenta – Quilombos da Bahia

    O Edital CAR nº 004/2025 integra o Projeto Bahia que Produz e Alimenta. A chamada seleciona organizações produtivas quilombolas para implantar ou ampliar projetos produtivos. O objetivo é fortalecer a inclusão produtiva, a segurança alimentar e a geração de renda em comunidades quilombolas da Bahia.

    A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) executa o edital. A ação ocorre em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI). O projeto faz parte da estratégia do Governo do Estado da Bahia. O financiamento é do Banco Mundial (BIRD).

    O edital apoia associações, cooperativas e centrais quilombolas regularmente constituídas. As propostas devem estimular a produção, a agregação de valor e o acesso a mercados. As iniciativas devem gerar impactos econômicos e sociais duradouros nas comunidades beneficiadas.

    A chamada possui abrangência estadual. O edital contempla organizações quilombolas de todo o estado da Bahia, conforme os critérios estabelecidos.

    As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de fevereiro de 2026.

    Região: Bahia

    Inscrições até: 11/02/2026

    Edital: Edital de Chamada Pública CAR/Projeto Bahia que
    Produz e Alimenta n° 004/2025 – Quilombos da Bahia


  • *Veja mais oportunidades
  • Visite também:

  • Parceiros
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza - email: instituto@ispn.org.br. » Acessar                            
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
Poltica de Privacidade | Poltica de Cookies v2