Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

Objetivos

Objetivo geral

Perguntas-chave

O que se pretende com o projeto de forma geral?

Com qual mudança na realidade macro o projeto vai contribuir?

O objetivo geral demonstra a mudança na realidade que o projeto pretende contribuir, ou seja, visa dar resposta ao principal problema apontado pela comunidade. Tem uma perspectiva de médio e longo prazos e não necessariamente é atingido durante a execução do projeto.

Lembre-se que o objetivo geral deve estar alinhado com a missão da organização. Deve fazer parte de sua estratégia de longo prazo.

Geralmente o objetivo geral é um parágrafo de no máximo cinco linhas, que inicia com o objetivo amplo, cita a localidade e dá uma “pincelada” no que será feito.

Uma dica: quando sua frase começar com um verbo de ação e seguir pelas palavras “para” ou “no sentido de” isso quer dizer que você não está dando o destaque ao objetivo e sim falando o que irá fazer. Provavelmente o que está depois das palavras será o seu objetivo. Se tiver dúvida, pergunte-se: – Mas pra quê quero fazer tudo isso? Esperando que mudança?

Como definir os objetivos do projeto
(clique na imagem para ampliar)

Objetivos específicos

Pergunta-chave:

Quais as mudanças ou resultados concretos o projeto pretende alcançar?

Os objetivos específicos correspondem aos resultados concretos que o projeto pretende alcançar e contribuem para o alcance do objetivo geral. Normalmente, são frases completas, porém curtas. Não defina seu objetivo específico somente com uma palavra, por exemplo: infraestrutura, casa-do-mel ou plantio. A ideia deve ser apresentada de maneira completa.

Para chegar aos objetivos específicos, deve-se primeiramente, definir qual o problema principal será o foco do projeto, feito isso, identifica-se as causas (a “árvore de problemas” pode ser muito útil neste processo). E, a partir delas, deve-se pensar no que poderá ser feito para minimizá-las, estes serão então os objetivos específicos. Como exemplo, veja o diagrama abaixo:

Como definir os objetivos do projeto
(clique na imagem para ampliar)

Algumas dicas podem ser úteis ao pensar na elaboração dos objetivos específicos, são estas:

O objetivo específico deve ser:

  • Específico – traz objetividade no que se propõe fazer, não é algo genérico.
  • Mensurável – quantifica o que irá fazer.
  • Atingível – ao final do projeto são passíveis de serem atingidos.
  • Relevante – deve ser relevante para o alcance do objetivo geral.
  • Temporal – deve estar dentro do tempo de realização do projeto.

Veja também:


QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • Projetos Socioambientais Raízen 2025/2026

    Raízen Energia S.A.

    A Raízen Energia S.A. lançou o Edital de Projetos Socioambientais 2025/2026, com o objetivo de apoiar iniciativas socioambientais que promovam impacto positivo em temas como educação ambiental, conservação da natureza, gestão de resíduos, agroecologia e desenvolvimento comunitário sustentável.

    Serão selecionados até 5 projetos, com financiamento de até R$ 80.000,00 por proposta, destinados a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos com, no mínimo, 3 anos de atuação e presença de pelo menos 1 ano em municípios contemplados pela abrangência do edital.

    A execução dos projetos deverá ocorrer em até 6 meses, e os recursos deverão ser aplicados integralmente conforme a proposta aprovada.

    Região: Municípios dos polos Raízen nos estados de São Paulo (como Andradina, Piracicaba, Barra Bonita, Morro Agudo e Valparaíso, incluindo cidades do entorno especificadas no edital).

    Inscrições até: 14/11/2025

    Edital: Edital de Projetos Socioambientais Raízen 2025/2026

  • Edital 8ª Edição Prêmio MapBiomas

    8ª Edição do Prêmio MapBiomas

    O Prêmio MapBiomas, realizado em parceria com o Instituto Ciência Hoje, tem como objetivo reconhecer e incentivar projetos que utilizem dados das iniciativas do MapBiomas em soluções inovadoras voltadas à conservação ambiental, políticas públicas, negócios sustentáveis, educação e enfrentamento das mudanças climáticas.

    Serão premiados 10 trabalhos, com um valor total de R$ 100.000,00, distribuídos entre as categorias: Geral, Jovem, Políticas Públicas, Negócios, Escolas, Ações de Combate ao Desmatamento, Emergência Climática e Povos e Comunidades Tradicionais.

    Os participantes podem ser estudantes, pesquisadores, professores, profissionais, organizações, comunidades tradicionais e povos indígenas, de forma individual ou coletiva.

    As inscrições são gratuitas e os trabalhos devem utilizar dados de qualquer módulo ou produto do MapBiomas.

    O prêmio tem abrangência internacional, reunindo iniciativas de 14 países da rede MapBiomas: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Indonésia, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

    Região:  aberta à participação dos 14 países membros da rede MapBiomas

    Inscrições até: 22/03/2026

    Edital: Edital 8ª Edição Prêmio MapBiomas


  • *Veja mais oportunidades
  • Visite também:

  • Parceiros
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza - email: instituto@ispn.org.br. » Acessar                            
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
Poltica de Privacidade | Poltica de Cookies v2