Financiamento coletivo (crowdfunding)
Atualmente uma ferramenta para captação de recursos que vem ganhando espaço é o financiamento coletivo, ou Crowdfunding. Este tipo de financiamento faz uso do ambiente virtual da internet para difundir uma ideia e angariar apoiadores para as diversas causas. Existem diversos sites especializados em financiamento coletivo, onde você poderá divulgar a sua ideia.
Como funciona o financiamento coletivo ou Crowdfunding?
Em geral, os sites de financiamento funcionam assim: primeiro, a causa deve ser bem definida: o que vai fazer, onde, quais o resultados e quanto custará. Faz-se um vídeo ou um texto bem explicativo respondendo a essas questões, com um pedido de apoio, geralmente colocando uma “recompensa” aos apoiadores. Alguns sites demandam uma aprovação antes que haja a divulgação da causa. Nessas páginas, é necessário colocar o valor pretendido e por quanto tempo a chamada ficará aberta. Caso não seja possível levantar o recurso até a data estipulada, o recurso é devolvido às pessoas que apoiaram.
Caso atinja a meta, lembre-se de dar a “recompensa” prometida aos apoiadores. Esta recompensa pode ser algo simples e pode variar conforme o valor apoiado, ou seja, quanto maior o valor, maior a recompensa. Por exemplo, pode ser um adesivo do projeto, algum produto gerado, a, entre outros. Use sua criatividade e reconheça aqueles que ajudaram a sua ideia e, se possível, apresente o andamento e os resultados do projeto para eles.
A plataforma de crowdfunding Benfeitoria criou o site Universidade do Financiamento Coletivo, onde dão dicas valiosas para você iniciar e atingir o sucesso na sua campanha de arrecadação. Estudar e aprender mais com quem já tem experiência, é com certeza um bom começo.
No Brasil os principais sites de financiamento coletivo são:
- Benfeitoria – benfeitoria.com
- Catarse – www.catarse.me
- Kickante – www.kickante.com.br
- Juntos – www.juntos.com.vc
- Garupa (voltado para ações de turismo) – www.garupa.org.br