Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

Tema


Como começar

Um projeto pode ser fruto de um sonho, pode nascer de uma inquietação, da percepção de problemas ou de algo que te incomode na realidade e que, portanto, precisa de soluções para melhorar.

O desafio é conseguir transformar as ideias em ações, fazendo acontecer na prática aquilo que se sonha melhorar.

Clique e saiba mais.


Conteúdo relacionado: Tema

Apresentação

Este site apresenta um passo a passo para a elaboração de pequenos projetos socioambientais. Ele é voltado, principalmente, a organizações de base comunitária, formadas por agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais, que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da conservação e do uso sustentável da biodiversidade.

Estamos falando em ações feitas pela comunidade e para a comunidade. Ou seja, projetos em que as bases estão envolvidas em todas as etapas, desde a concepção e planejamento, ao envio da proposta aos financiadores.

O Capta é uma iniciativa do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

O Guia em PDF

O site apresenta de maneira dinâmica o conteúdo do Guia de elaboração de pequenos projetos socioambientais para organizações de base comunitária lançado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN, com apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio, por meio da chamada de projetos do Acordo “Tropical Forest Conservation Act” (Acordo TFCA).

O guia completo pode ser baixado gratuitamente no link abaixo:

Editais Abertos

Estamos sempre publicando aqui no site editais abertos para o financiamento de projetos nas temáticas socioambientais. Você pode ver uma amostra desses editais no lado direito do site, no quadro de Oportunidades.

Para ver a página completa e acessar todos os editais publicados, clique em *veja mais oportunidades. E se desejar receber editais por e-mail, basta cadastrar seu endereço no quadro ao lado.

Projetos Ecossociais?

Com o intuito de ajudar pessoas ou organizações comunitárias interessadas em desenvolver projetos com impactos sociais e ambientais, foi criada essa série com cinco animações que irão abordar desde o conceito até a elaboração dos projetos ecossociais. O conteúdo abordado pode ser aplicado em qualquer região do Brasil e vem também para estimular e valorizar essas iniciativas.

“Essa série aparece para dar visibilidade aos esforço de iniciativas que já acontecem no país e para que as organizações comunitárias se empoderem cada vez mais e possam acessar mais recursos para desenvolverem seus projetos. É um convite para a sociedade se somar a essas ações e tomar consciência da força de mudança que essas iniciativas possuem”, conta a assessora técnica do ISPN, Isabella Ferreira.

Neste primeiro episódio da série explicamos o que é um projeto ecossocial e a sua importância para o desenvolvimento ambiental e social, trazendo o exemplo prático de uma iniciativa no Sertão pernambucano.

Esta iniciativa do Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN especialmente para o site CAPTA é possibilitada com recursos do Fundo Amazônia.


Conteúdo relacionado: Tema

QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • Plataforma de Empréstimo Coletivo SITAWI

    Edital: Chamada de Negócios de Impacto
    Data limite: 16/08/2020

    A Plataforma de Empréstimo Coletivo SITAWI busca mitigar os efeitos da crise econômica da pandemia de COVID, possibilitando acesso ao crédito, apoiando e acompanhando organizações com ou sem fins lucrativos, como cooperativas, associações, ONGs, OSCs em geral ou empreendimentos de impacto que tenham a missão de gerar impactos socioambientais positivos no Brasil. Saiba mais »

  • Fundo Casa Socioambiental

    Edital: Programa Casa – Cidades Amazônicas 2020
    Data limite: 10/08/2020

    O Fundo Casa Socioambiental abre as inscrições para o edital Cidades Amazônicas 2020, que tem como objetivo apoiar grupos e movimentos de base facilitando a troca de experiências e ampliando as capacidades de debate e ação das comunidades amazônicas frente às mudanças climáticas. Saiba mais »


  • *Veja mais oportunidades
  • Visite também:

  • Parceiros
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza - email: instituto@ispn.org.br. » Acessar
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085